Voltei

A maior dificuldade que eu estou achando não é a falta de grana, livros e materiais. Também não é a falta de motivacão das crianças e sua aparente agressividade. Sou eu mesma, a minha capacidade ou incapacidade para curtir o planejamento das atividades, as atividades mesmas e o fato de morar duas horas a pé do Centro Comunitário e nao saber andar de bicicleta. Quer dizer, inseguridades e bobagens da própia "líder" das atividades.
Em fim, como alguns dias estou dando aulas de espanhol no Rio, só posso ir uma vez por semana para trabalhar com eles. Quando cheguei percibi que o projeto do Centro estava meio parado, mas ainda tem aulas de dança, informática, teatro e alguns esportes. A comunidade nao está muito envolvida. Mas é um proceso que vai demorar, é assim mesmo. A pequena biblioteca estava muito bagunçada e tinha monte de livros ruins ou para adultos. Levei vários para o Centro Cultural de Xerém (para fazer um Sebo) e deixei encima poucos livros. Eu fico muito chateada com o fato de as pessoas acharem que como este é um abrigo para criancas "pobres", entao é bom doar livros muito velhos, ruins, riscados, etc. É como se as pessoas doassem o lixo que nao querem mais ver nas suas proprias casas. Nao é isso que eu quero passar para eles: eles merecem, como cualquer criança, livros bons para ler. De outro jeito nunca vao curtir o espaço. Entao deixei mesmo muito poucos livros, alguns muito bons, outros que eu não acho tão bons assim, mas eles podem gostar.
Decidi mudar a estrategia e não convidar eles para ler livros ou atividades de leitura. Eles tem muito preconceito com isso. Vou misturar leitura e cinema para interesar eles no espaço mesmo e para tentar enganchar eles com histórias, com leitura em geral, não só leitura de livros. Leitura é uma ferramenta geral, eu não estou interessada em eles virarem leitores de literatura. Estou interessada em eles virarem leitores competentes, de qualquer texto. Para começar, as imagens. Foi assim que decidi criar o ciclo de leitura e cinema que hoje começou com a Viagem de Chihiro.
Quando cheguei tinha duas crianças interessadas. No final tinha sete -todas- assistindo o filme. Eles adoraram e perguntaram se na próxima terça eu vou voltar. Semana que vem eu quero ler 'A Árvore Vermelha' com eles e falar sobre o uso de símbolos em ambas histórias. O túnel do filme, a árvore do livro, a representacao da emocionalidade das duas personagens através deles. Talvez é um papo muito chato, mas a idéia é levar ele a prática e procurar caminhos de comunicação através de símbolos, tanto para eles quanto para mim. Se algúm leitor deste blog tem idéias, críticas ou comentários, seja bem-vindo
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